5 passos para calcular a projeção de vendas
Uma boa projeção de vendas é elemento indispensável para que os administradores da empresa possam tomar melhores decisões de negócio. Podemos resumir esta projeção como uma antecipação de como serão as vendas e o faturamento da empresa nos próximos meses. Esta é uma ferramenta importante para que a empresa monte um bom plano de negócios para apresentar aos investidores, antecipe períodos de baixas vendas e planeje ações futuras que garantam o crescimento da marca e a sua competitividade no mercado.
Como conseguir projeção de vendas da empresa
Siga o passo a passo com cinco itens para fazer a projeção de vendas do seu negócio:
1. Use vendas passadas como base
Para um resultado preciso, é necessário utilizar dados reais. Por isso, o primeiro passo é ter uma planilha com números organizados referentes às vendas realizadas pela sua empresa nos últimos meses – e até anos. Analise: qual foi a oscilação média registrada pela empresa nos últimos meses? De acordo com o histórico dos últimos anos, existe algum mês que a empresa costume vender mais? Estes são dados relevantes, que ajudam a projetar como serão as vendas futuras!
Crescimento de vendas
2. Leve em consideração a economia do país e as mudanças de consumo da população
Fatores externos também influenciam nas vendas da empresa, por isso devem ser considerados na hora de calcular a previsão de futuras vendas. Um ponto externo importante é a economia do país em que a empresa está inserida. Épocas de crise, como a vivida pela população brasileira atualmente, resultam em diminuição no poder de compra do consumidor e refletem diretamente no faturamento das empresas. As pessoas compram menos, as empresas lucram menos. Avalie a economia para um resultado mais preciso.
3. Liste as ações programadas pela empresa
Quais são as futuras ações dos setores de marketing e de vendas planejadas pela empresa? Promoções, por exemplo, ajudam a alavancar as vendas, por isso, interferem na previsão. Campanhas de marketing atraem novos consumidores e também podem resultar em mais compras concluídas na empresa. Trabalhe com estes setores para listar todas as atividades programadas no ano e considere expectativas de vendas reais geradas por elas na hora de fazer a projeção.
Calcule de olho na economia
4. Use a concorrência como referência
Mas e quem está começando um novo empreendimento? Não faz projeção de vendas? Faz sim! Nesse caso, pode ser uma boa ideia usar dados de outras empresas como referência. Para não errar feio na previsão, é essencial que as referências escolhidas apresentem características semelhantes ao seu negócio: tamanho da empresa, público-alvo, área de atuação e número de mercadorias disponíveis em estoque, por exemplo.
5. Use métodos simples e ferramentas práticas
Ferramentas como planilhas e sistemas de gestão (que ajudam a obter resultados mais precisos e rápidos sobre vendas passadas) são essenciais para facilitar a tarefa e garantir melhores previsões. A projeção deve ser acompanhada durante todo o ano e alterações devem ser feitas sempre que necessário, por isso é altamente indicado que sejam utilizados métodos simplificados no cálculo. Um exemplo de fórmula simples é somar o índice da inflação ao valor total faturado pela empresa com vendas no ano anterior.
Fonte: http://blog.sagestart.com.br/projecao-de-vendas/