DICAS E NOVIDADES

Como classificar as despesas da sua empresa?

Você saberia diferenciar o significado dos termos custo e despesa quando se trata de uma empresa? Você acredita que todo custo é uma despesa e vice-versa? E quanto aos investimentos? Saberia como classificar esse tipo de despesa em sua empresa?
Se você não sabe ao certo a resposta para as questões acima, no post de hoje iremos esclarecer todas as suas dúvidas. Continue a leitura para saber como classificar as despesas da sua empresa.

Quais as diferenças entre custo e despesa?
Apesar de muitas vezes usarmos os dois termos para nos referirmos à mesma coisa, custos e despesas têm significados diferentes. Custos Custos são os gastos que a empresa tem que estão diretamente ligados à produção ou prestação de um determinado serviço. Ou seja, gastos com mão-de-obra, matéria-prima, equipamentos, ferramentas e maquinário utilizados na produção, chão de fábrica, entre outros, podem ser considerados custos.
Por se tratarem de gastos diretamente ligados à atividade principal da empresa, à medida que o negócio vende mais, mais os custos tendem a aumentar por conta do aumento da produção. Despesas Despesas são os gastos que a empresa tem com a sua gestão e são necessários para manter o negócio funcionando, embora não ajudem a aumentar a receita e não colaboram com o aumento da produção de produtos ou serviços. São gastos que não estão diretamente ligados com as vendas, dentre eles comumente estão: Aluguel do imóvel; Pró-labore; Salários dos administradores; Contas fixas (água, luz, telefone, internet, etc); Salários dos funcionários em geral; Material de escritório; FGTS, INSS e outras despesas relacionadas aos salários; Entre outras.
Custos e despesas fixas X custos e despesas variáveis
Custos e despesas fixas ou regulares, são os gastos que a empresa tem com um certo nível de certeza que não haverão alterações no valor de um mês para o outro, como: Salários; Aluguel; Constas de consumo; Impostos e notas fiscais; Entre outros. Custos e despesas variáveis ou extraordinárias, são os gastos que fogem da previsibilidade dos gestores, ocorrendo justamente por conta de imprevistos ou outros problemas. Podemos considerar esses gastos como: Multas e encargos por atrasos; Manutenções não previstas; Avarias; Acidentes ou incidentes na produção; Gastos com processos; Entre outros. Como classificar investimentos?
Podemos considerar os gastos que a empresa tem com o intuito de obter mais receita, gerar mais recursos, até mesmo otimizar as estratégias de publicidade do negócio, como investimentos. Pois investimentos são os gastos que são feitos com o objetivo de obter algum tipo de retorno, independente de ser financeiro ou não.
Exemplos de investimentos: Comprar uma máquina de produção mais avançada; Oferecer cursos, palestras e treinamentos para melhorar as qualificações da equipe; Investir em marketing digital para melhorar os resultados da empresa nos mecanismos de buscas na internet (Google, Yahoo, etc); Contratar um ERP de gestão financeira e emissão de notas fiscais para otimizar a produtividade administrativa do negócio. Agora que você sabe a diferença entre custos, despesas, gastos e investimentos, poderá otimizar o controle financeiro de sua empresa. Para tornar sua gestão ainda mais eficiente, considere integrar um sistema automatizado de emissão de Nf-e e administração de finanças.

Fonte: http://br.sageone.com/2017/05/02/como-classificar-as-despesas-da-sua-empresa/

BUSCAR