DICAS E NOVIDADES

O que é auditoria contábil?

Quando você precisa saber como estão as finanças da sua empresa você recorre à contabilidade, certo? Mas e quando a contabilidade está sob suspeita ou precisa haver uma comprovação de que os cálculos estão certos, o que fazer? Saber o que é auditoria contábil e para que ela serve é fundamental nesse sentido.

Nesse artigo, vamos abordar em detalhes esse assunto, explicando quais são os principais conceitos de auditoria contábil e em quais momentos ela é indicada a ser realizada na sua empresa. Você verá que em muitas situações ela é fundamental para que você possa até mesmo rever processos de trabalho na companhia.

O que é auditoria contábil?

Para explicar de uma forma simples, auditoria contábil nada mais é do que o processo de análise da situação financeira de uma empresa, porém tendo como objetivo verificar se os cálculos feitos pela contabilidade estão mesmo corretos. Além disso, essa metodologia permite identificar eventuais fraudes ou desencontros de informação.

Para isso, são analisados todos os documentos contábeis da empresa, compreendidos em um determinado período, e checadas as informações junto aos comprovantes originais ou com fontes externas. Essa é uma das formas mais eficientes de demonstrar para os seus acionistas que há transparência e segurança nos negócios.

Todas as empresas estão sujeitas a ela

Muitos acreditam que o processo de auditoria contábil existe apenas nas grandes corporações, o que está longe de ser verdade. Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, pode passar por um processo de auditoria a fim de verificar se as contas batem. O profissional responsável por esse trabalho deve ser formado em Ciências Contábeis e ter registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade.

O processo pode ser rápido ou longo, dependendo da quantidade de demandas que existirem, mas no final dos trabalhos o relatório conclusivo deverá servir como importante documento para que se comprovem eventuais falhas ou, ainda, que há regularidade em todas as transações. Porém, engana-se quem acha que números não são tudo o que a auditoria contábil vê.

Função multidisciplinar

Embora o objetivo principal da auditoria contábil seja analisar a situação patrimonial da empresa, bem como os processos de compra e venda de itens, sua análise é muito mais ampla. Para se ter uma ideia, segundo o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, a boa auditoria contábil age diretamente em pelo menos oito aspectos da empresa.

São eles:

Administrativo
Patrimonial
Fiscal
Técnico
Financeiro
Econômico
Ético
Social
Todos esses pilares, de alguma forma, são mexidos ou abordados caso o resultado encontrado aponte algum tipo de falha. Da mesma maneira, em caso de comprovação de que não há nada de errado, esse documento atesta que a empresa cumpre com as regras do mercado e se mostra preparada para receber investimentos ou mesmo ser adquirida por outra companhia.

Quando devo realizar uma auditoria?

A resposta para essa pergunta não é exata, pois depende de uma série de fatores. Você pode optar por uma auditoria contábil quando julgar que existe algum tipo de irregularidade no processo. Empresas que suspeitam que há desvio de verbas, por exemplo, recorrem a esse tipo de trabalho para checar onde estão ocorrendo os problemas.

Além disso, quando uma empresa vai receber investimentos de terceiros ou mesmo está em processo de fusão ou aquisição, a auditoria contábil pode ser uma exigência de garantia do negócio. Assim, a parte que está interessada na companhia comprova, por meio de auditoria externa independente, que tudo aquilo que foi apresentado pela empresa é, de fato, verídico.

Mudando a partir dos resultados

Pense na auditoria contábil como uma espécie de diagnóstico da sua empresa. Assim, não espere que ela seja a responsável por resolver eventuais problemas, mas sim apontá-los. Caberá aos gestores tomarem as decisões efetivas que vão conduzir a empresa para o caminho correto. E, mesmo quando há problemas, nem sempre isso indica que há desvios de conduta.

Eventuais erros de cálculo são mais comuns do que se imagina. Assim, uma auditoria contábil tem o papel de esclarecê-los e servir como um processo de revisão dos balanços contábeis. A diferença entre erro e fraude é um tema amplamente debatido dentro da comunidade de contabilistas, de forma que o papel da boa auditoria é destacar se, em caso de discordância nas contas, trata-se de algo intencional ou de uma simples falha que passou despercebida.

Assim, se os executivos suspeitam de alguma incongruência nos processos contábeis, o melhor a se fazer é consultar uma empresa especializada em auditorias contábeis de forma a confirmar se existe ou não a necessidade de iniciar esse processo na sua companhia. Trata-se de um investimento que pode fazer você economizar bastante lá na frente.

Fonte: https://blog.sage.com.br/o-que-e-ponto-certificado/

BUSCAR